
Casa-Jardim Ventura Porfírio
Considerada como Imóvel de Interesse Municipal – Edital de 27-02-2003 da Câmara Municipal de Castelo de Vide, com despacho de homologação de 17-02-2003 - a interligação entre a Casa / Jardim e a vida profissional do pintor é evidente.
A casa do pintor Ventura Porfírio situa-se no interior do espaço fortificado pelas muralhas oitocentistas, na encosta noroeste da Praça Alta, concretamente um ponto intermédio entre este miradouro e o Largo da Fonte da Vila – ex-libris de Castelo de Vide. O imóvel integra-se num conjunto arquitetónico do período moderno, designado globalmente pelos Castelo-Videnses de Encruzilhadas, em virtude do traçado da disposição do casario obedecer ao sistema octogonal característico dessa época.
O jardim, situado nas traseiras do referido imóvel, estende-se ao longo desta encosta, sendo delimitado a norte pela Rua do Outeirinho, enquanto que a Sul e a nascente confronta com outro prédio rústico.
A casa de Ventura Porfírio foi construída entre os anos e 1936 e 1937, tendo sido para o efeito adquiridos dois imóveis que então eram contíguos ao dos avós do pintor. Assim, o edifício em questão foi edificado de raiz no espaço disponível criado com a demolição de três prédios. O projeto foi inicialmente esboçado pelo artista, porém o definitivo foi executado pelo gabinete de arquitetura de António Pereira (pai do arquiteto António Pereira).
A casa do pintor Ventura Porfírio, mais do que qualquer valor arquitetónico, vale, sobretudo, pelo acervo de bens artísticos que o seu proprietário ao longo da sua vida foi criando e adquirindo. De facto, o interior deste espaço encerra um conjunto de cerca de 4 mil desenhos, bem como de centenas de pinturas que testemunham algumas diferentes fases da evolução desta arte na Europa durante o Séc. XX.
Acresce ainda dizer que o mobiliário da casa conta com um significativo conjunto de antiguidades e mobiliário diverso de valor histórico, artístico e literário, constituindo na totalidade um espolio importante e valioso.
O atual jardim da casa do Pintor resulta da transformação de um antigo quintal que, para além de olival, serviu também de vazadouro. Estendendo-se ao longo da encosta do Outeirinho da Torrinha, é um terreno declivosos, atenuado por uma sucessão de pequenos socalcos, donde se descortina largo horizonte para norte e nascente. Também graças a esta localização é um lugar privilegiado para efetuar a interpretação e a leitura do casario que desce do castelo até às portas de Santa Catarina abrangendo integralmente a judiaria.
Na criação deste espaço verde Ventura Porfírio foi profundamente influenciado pela sua experiência profissional enquanto conservador do Palácio de Queluz, cargo que desempenhou durante 33 anos. O jardim começou por ser desenhado e plantado sensivelmente na mesma altura em que tiveram início as obras da casa, sendo hoje um espaço de tranquilidade absoluta, onde é possível observar uma significativa diversidade de espécies vegetais autóctones e exóticas.
O Jardim do Mestre Porfírio é um lugar singular em Castelo de Vide, que importa preservar, valorizar, divulgar e usufruir, não só por nele se respirar sossego, contemplação e natureza, mas também por de entre os raros espaços verdes privados, intramuros, ser o que mais importa permanecer.