Ir para conteúdo
Museus
Museus

Museu de Póvoa e Meadas

No rés-do-chão do edifício podem testemunhar-se as origens de Póvoa e Meadas, mostrando que a permanência humana neste território remonta aos tempos do Paleolítico.

 

Nas vitrinas estão algumas peças recolhidas em estações arqueológicas da freguesia e que, pelo seu valor científico e museológico, poderiam perfeitamente estar em exposição num museu nacional de arqueologia.

 

Esta componente histórico-arqueológica é naturalmente importante como prova evidente da antiguidade da freguesia, mas sobretudo porque pode funcionar como um estímulo e um despertar para que o visitante a partir dele saia à procura das paisagens envolventes. Uma das salas recebeu o nome de José Pedro Martins Barata, ilustre Povoence que ao longo de uma vida foi recolhendo apontamentos e objetos da história e cultura do seu povo, peças que a família doou ao Museu.

 

O piso superior reúne as coleções e os conteúdos da história contemporânea de Póvoa e Meadas; nele figuram conjuntos completos de ferramentas e utensílios intrínsecos a profissões características dos povoenses, alfaias e objetos diversos relacionados com as atividades de campo, peças de artesanato e de etnografia.