Ir para conteúdo
GR41 Grande Rota de Castelo de Vide

Esta Grande Rota circular percorre um território de horizontes amplos e de contornos suaves, ao longo de antigos caminhos rurais murados e estradas asfaltadas.

Inicia-se junto à Barragem da Póvoa e, seguindo para norte, atravessa a aldeia de Póvoa e Meadas e extensas áreas de montados bem desenvolvidos. Em áreas mais abertas o pastoreio está presente e podemos apreciar a pacatez dos bovinos e a irreverência das cabras. Ao longo de vários quilómetros vamos ainda conhecer um vasto património megalítico constituído por várias antas e pelo imponente Menir da Meada, mas também por vestígios mais recentes, como sepulturas antropomórficas escavadas na rocha, calçadas e uma "lagareta" da época medieval. Ainda teremos que transpor algumas linhas de água por antigas poldras de granito. Na zona mais a sul desta Grande Rota, passamos junto a Castelo de Vide, intersetando e acompanhando troços de Pequenas Rotas aqui estabelecidas, e cruzando por diversas vezes o inativado Ramal de Cáceres da Linha do Leste. Continuando ainda mais para sul transpomos a Serra de São Paulo e descemos para zonas mais abertas e aplanadas onde ainda se cultivam extensas áreas de cereal.

Já próximo do final, o percurso inflete para norte e acompanha as margens da albufeira da Póvoa até ao ponto onde se inicia esta rota.