Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA

Esta igreja remonta ao séc. XVI. Fica situada no cimo da serra de São Paulo, a 1 km para Sudoeste de Castelo de Vide.
 
O seu conjunto é constituído por três volumes: nave, capela-mor e sacristia.
 
A nave é trapezoidal, o tecto é em abóbada de berços e arranca de uma cornija recta. Na parede Norte há um nicho e uma pia em mármore para água benta. Na parede Oeste abre-se o arco triunfal de volta perfeita com uma porta gradeada em ferro, que comunica com a capela-mor.
 
Todas as paredes são revestidas a azulejo branco até ao arranque da abóbada, junto ao solo há um rodapé de azulejos azuis e brancos formando xadrez.
 
A capela-mor de planta circular, o tecto é uma cúpula semiesférica. Na parede Norte abre-se uma fresta para iluminação e na parede oposta, o vão de acesso à sacristia. O altar está colocado na parede Oeste, é de estilo barroco com um nicho ao centro que contem a imagem da Senhora da Penha. Todo o conjunto é revestido a azulejos.
 
Na fachada principal abrem-se três vãos: a porta principal, uma fresta gradeada à esquerda e sobrepujando a porta rasga-se um óculo em forma de trevo de quatro folhas, encimado por um painel de azulejos que representam a Senhora da Penha. No ângulo superior do frontão ergue-se uma cruz em granito.

Alçado