Home / Ver e Fazer / Desporto / Pedestrianismo e BTT / PR1 - PERCURSO PELA SERRA DE SÃO PAULO
PT | EN | ES
spacer
PR1 - PERCURSO PELA SERRA DE SÃO PAULO

PR1 - PERCURSO PELA SERRA DE SÃO PAULO

O percurso inicia-se em Castelo de Vide, junto à Igreja de N. Sr.ª dos Remédios, desenvolvendo-se em suave descida até cruzar as linhas de água que darão origem à Ribeira de S. João. Deixada a zona urbana, sobe-se ao longo da encosta nordeste da Serra de São Paulo. A dado ponto apercebemo-nos do desalinhamento do afloramento de quartzitos que denuncia uma falha geológica com deslizamento oblíquo. Passo a passo aumenta a amplitude das vistas sobre a vila. A Fonte Santa é ponto para descanso e fruição da paisagem. 

A partir daqui o percurso utiliza um troço muito bem conservado de calçada medieval, que nos ajuda a atingir o seu ponto culminante: a Ermida de N. Sr.ª da Penha. O local permite a contemplação da paisagem que, de oeste a este, se estende até longínquos horizontes. Aqui, os mais aventureiros podem usufruir de uma via ferrata.

Retomamos o percurso em descida pela estrada municipal, mas em breve passamos para uma antiga calçada que nos levará até à Alminha de S. Paulo. Em suave descida atingimos a Fonte Nova, junto da EN246. Com cuidado atravessamos esta via e continuamos até encontrarmos a Ribeira de S. João, que já não é o fio de água que encontrámos na parte inicial do percurso. Iniciamos uma última subida que nos colocará no centro de Castelo de Vide.
Ficheiros / Files / Ficheros
PR1 - Percurso pela Serra de São Paulo [PT] Download