Home / Ver e Fazer / Desporto / Pedestrianismo e BTT / GEOCACHING
PT | EN | ES
spacer
GEOCACHING

GEOCACHING

Monumentos Megalíticos (Castelo de Vide)

Info no site Geocaching.com - https://www.geocaching.com/geocache/GC7177_monumentos-megaliticos-castelo-de-vide

Os caches encontram-se na região do Alto Alentejo, junto a Monumentos Megalíticos do Concelho de Castelo de Vide.

O percurso realiza-se facilmente de automóvel, com excepção de pequenos percursos pedestres, com a finalidade de encontrar os caches ou visitar, em pormenor, os monumentos megalíticos.

ROTEIRO PELO PATRIMÓNIO HISTÓRICO-AMBIENTAL DE CASTELO DE VIDE

Dentro do circuito proposto, vamos encontrar 4 "caches" que se situam perto de monumentos pré-históricos neste belo e afamado Concelho de Castelo de Vide.

Pretendemos com esta aventura proporcionar a todos os aventureiros, além de uma "caça ao tesouro", uma agradável visita aos principais monumentos megalíticos desta região do Alentejo.

O Circuito começa e termina no cruzamento para Póvoa e Meadas, na Estrada Nacional 246.

Deve seguir em direcção a Portalegre a fim de encontrar o 1º “cache” que se encontra junto à Anta do Sobral.

Regressa pela mesma estrada, mas agora seguindo em direcção a Alpalhão encontrando antes do cruzamento para a Barragem de Póvoa e Meadas a Anta da Melriça.

Seguindo em direcção à Barragem da Póvoa e Meadas encontrará o 2º “cache” do lado oposto às Antas do Currais do Galhordas e da Tapada do Souto.

Siga o circuito em direcção à bonita terra alentejana de Póvoa e Meadas, passando pela barragem. Siga em direcção ao Menir da Meada, onde irá encontrar o 3º “cache”. Não se esqueça de fazer uma pausa, quer na Barragem, quer na localidade de Póvoas e Meadas.

Depois de ter encontrado o 3º “cache” e de ter visitado o Menir, siga o percurso em direcção ao Parque Megalítico dos Coureleiros, onde irá encontrar o 4º e último cache.

Siga em direcção ao fim do percurso.

Parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide ( (visit link) ) e Secção de Arqueologia ( (visit link) )

ALGUNS CONSELHOS

- Traga companhia para esta Aventura.

- Traga água e alguma comida.

- Traga máquina fotográfica e binóculos.

- Lembre-se que alguns locais são privados, não pise culturas, não parta ramos, não faça fogo nem suje os locais.

- Boa Aventura e Boa Viagem.

LISTA DE WAYPOINTS (WGS 84):

Início/Fim do Percurso: N 39º 25,442' W 07º 28,574'

Cache 1: N 39º 24,039' W 07º 29,395'

ATENÇÃO: O Cache 3 foi vandalizado. Para poderem terminar o circuito, as coordenadas do Cache 4 são:

N 39º 26,691' W 07º 28,326

----

Para quem é novo no mundo do GPS, resumidamente, o sistema do Global Positioning System (GPS) consiste numa constelação de satélites, que orbitam em redor do planeta, colocados pelos Estados Unidos da América e controlados pelo US Army (exército). Estes satélites emitem sinais, que captados pelos nossos aparelhos (GPS), permitem efectuar a triangulação do local onde nos encontramos indicando a nossa posição em qualquer lugar da Terra por meio de coordenadas. Se estas indicações forem sobrepostas numa carta topográfica ou mapa de estradas são uma preciosa ajuda na orientação e indicação de rumos.

Esta tecnologia, conjugada com uma dose de aventura e espírito de descoberta, pode levar-nos a qualquer sítio, um lugar escondido ou à vista de toda a gente, tanto na cidade ou longe dela, a uma montanha, a um vale ou planície. É a orientação que vai estar posta à prova, bem como o contacto com a Natureza que sai quase sempre beneficiado. Um dos objectivos passa precisamente por dar a conhecer sítios e monumentos de rara beleza.

Escondidos um ou mais tesouros ("caches"), que mais não são do que caixas contendo um objecto que servirá de prémio e de troca, é necessário publicar as coordenadas num "site" na "Internet" e depois, é só pegar no seu GPS, e procurar. Fácil não?? Nem tanto!! Uma coisa é saber onde fica o lugar, a outra é chegar lá e encontrar os benditos "caches".

Desde 2002 que o Prof. Acácio Lobo e a Secção de Arqueologia mantêm um percurso que levam os aventureiros a percorrer o Concelho. Dentro do itinerário proposto irão encontrar 4 "caches" que se situam perto de monumentos pré-históricos do Concelho de Castelo de Vide. Esta iniciativa pretende proporcionar a todos os participantes, além de uma "caça ao tesouro", uma agradável visita aos principais monumentos megalíticos da região. O percurso realiza-se facilmente com qualquer veículo motorizado, com excepção de pequenos percursos pedestres dada a finalidade de encontrar os "caches" ou visitar em pormenor os monumentos.

Para efectuar o percurso pelo Concelho é necessário visitar a página da "Internet" http://coord.info/GC7177 onde estão descritas as coordenadas, várias indicações sobre este itinerário e os comentários de quem já se aventurou pelas estradas do Concelho.