Home / Veer y Hacer / Desporto / Pedestrianismo e BTT / PR4 - PERCURSO DA BARRAGEM DA PÓVOA E MEADAS
PT | EN | ES
spacer
PR4 - PERCURSO DA BARRAGEM DA PÓVOA E MEADAS

PR4 - PERCURSO DA BARRAGEM DA PÓVOA E MEADAS

A construção da Barragem da Póvoa (1927) criou um plano de água com 236 hectares cujo perímetro este percurso, parcialmente, permite percorrer.

Iniciando-se junto à Área de Serviço para Autocaravanas, logo deparamos com a Necrópole da Boa Morte, que nos indicia que o território é rico em sítios arqueológicos. À entrada do paredão da barragem desviamos para visitar o espaço que lhe está a jusante: um moinho hidráulico e um chafurdão testemunham antigas construções rurais e as atividades que aqui se praticavam. No final do paredão passamos a seguir junto à cota que corresponde ao nível de pleno armazenamento da albufeira. Ao passarmos próximo da estrada municipal poderemos encontrar, na sua berma, uma sepultura antropomórfica bem conservada.

Mantemo-nos junto da margem até ao ponto em que um observatório de aves nos aguarda. É o momento para tirarmos os binóculos da mochila. A partir daqui afastamo-nos um pouco da albufeira para cruzar uma área de carvalhal onde o granito surge em afloramentos, em pedregulhos soltos ou em pedras toscamente empilhadas em muros. A última parte do percurso decorre em terra batida, finalizando num segundo observatório, no qual aproveitamos para nos despedirmos da barragem e da sua avifauna.

VARIANTE PR4.1 CDV
Distância: 2,2km | Duração: 1h
O percurso estende-se, em terreno praticamente plano, pelos recortes de um braço da margem direita da albufeira da Barragem da Póvoa, terminando num ponto defronte ao local de partida.
Ficheiros / Files / Ficheros
PR4 - Percurso da Barragem da Póvoa e Meadas [PT] Download